Pesquisar este blog

Logotipo do Colégio ACM/DM

Logotipo do Colégio ACM/DM
Colégio ACM

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

O Currículo do Colégio ACM de Dário Meira

Alunos, ex - alunos e comunidade escolar.
    O Corpo Docente do Colégio ACM de Dário Meira expõe, de forma sintetizada o nosso CURRÍCULO escolar e abrimos o espaço para os bem vindos comentários,  com sugestões de como podemos melhorar para atender aos nossos alunos e comunidade, com maior eficácia no que se refere a formação para a cidadania plena.
        Contamos com as participações de todos nos comentários.

 O CURRÍCULO ESCOLAR DO ACM





As decisões sobre o currículo se instituem como seleção. Na medida em que se trata de uma seleção, e que esta não é neutra, faz-se necessário clareza sobre quais critérios orientam esse processo de escolha.


            Promova um debate entre os professores participantes deste curso tendo como tema a seguinte questão: “Que relações existem entre o que eu ensino e o mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia, da cultura?”.


            Registre esse debate e compartilhe as conclusões em suas redes de contato.


             O planejamento curricular não é apenas uma tarefa técnica, e sim uma política, e que se deve ser tratado como responsabilidade de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o Colégio Estadual Antonio Carlos Magalhães busca realizar uma proposta pedagógica associada a realidade dos estudantes, aproximando os conteúdos do seu programa de ensino e sua práxis pedagógica ao mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura.


Os componentes curriculares no contexto escolar devem considerar ações metodológicas que estejam relacionadas sempre a algo do cotidiano local, frente sua realidade e cultura. Para tanto, eles devem enfatizar a relação que os conteúdos mantém com o cotidiano dos estudantes, gerando, dessa forma subsídios para a apropriação da ciência, da tecnologia, a compreensão dos elementos culturais e suas aplicações na sociedade.


            Para atingir esses objetivos, toda a proposta pedagógica está voltada para a interdisciplinaridade, por meio de projetos que estruturam as relações existentes entre todas as áreas, como a Gincana Cultural, a Feira Cultural e o Festival de Jogos Estudantis do Colégio ACM – FJECA, que já fazem parte do Projeto Político Pedagógico – PPP, da instituição. A Gincana e a Feira Cultural buscam explorar os temas ligados à cultura, de forma a criar relações desses temas com todas as áreas do conhecimento, ampliando saberes e apresentando-os à comunidade. Já o FJECA propõe a vivência lúdica de algumas manifestações da cultura corporal, como de jogos populares e algumas modalidades esportivas, com a finalidade de concretizar valores e habilidades apreendidas no decorrer dos assuntos estudados nos diversos componentes curriculares.


            Os conteúdos ensinados tem total relação com o mundo do trabalho, em geral, por serem contextualizados e refletidos a partir das interferências sofridas historicamente e sua evolução, contribuindo, dessa forma, para a compreensão e apreensão do avanço tecnológico, assim como foca-se nas influências de tais avanços sobre a humanidade.


O ensino nessa instituição tem se baseado também na concepção de Mídia-Educação, que propõe uma formação para as mídias, de professores e de alunos, para se constituírem como usuários críticos e criadores dos meios de comunicação aos quais estão expostos, buscando manter laços com a tecnologia em evolução e presente no cotidiano dos estudantes. Pra isso, tem se estreitado as relações com alguns recursos, como notícias – através de portfólios -, vídeos, documentários – inclusive, produzidos pelos estudantes –, filmes temáticos, tudo acompanhado de debates em grupo ou apresentações de seminários. Os seminários tem trazido muito mais imagens e vídeos do que propriamente textos em slides, pois trazem de forma objetiva, clara e interativa o que pretendem explicar. Isso tem ilustrado imensamente os conteúdos estudados e temos atingido bons resultados, pois a compreensão torna-se muito mais facilitada e interessante.


            A proposta pedagógica tem ainda o vínculo inegável com a cultura, já que objetiva dar acesso de forma crítica e sistematizada às manifestações culturais, que expressam exatamente a cultura dos povos, a cultura da humanidade, desenvolvendo a sua capacidade criativa de satisfazer suas vontades lúdicas, artísticas e estéticas, atendendo assim as suas necessidades humanas subjetivas. Além disso, busca-se por meio dessa relação, fazer com que os estudantes conheçam a cultura na qual vivem, para a partir daí, criar relações comunicativas, melhorando a sua compreensão e participação no mundo.










Nenhum comentário:

Postar um comentário